quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Lá de casa

Eles são casados há 39 anos. Segundo minha mãe conta ( meu pai nega), eles estavam terminados fazia um ano quando meu pai apareceu com o melhor amigo na casa dela: “Ele não teve coragem de ir sozinho né, Marilia?”. Convidou a minha mãe para passar o reveillón em Santos. Ela fez charme e disse que só ia com aliança de noivado no dedo. Ele acatou e assim foi. O resto é aquela história básica: 3 filhos, uma casa na praia e 400 viagens para todos os cantos. Eles se cutucam o tempo todo : ela apressa ele porque fica pronta 40 minutos antes de sair para o concerto. Ele, ainda sentado no computador, nem tomou banho 15 minutos antes do espetáculo começar e se irrita quando ela fala lá da sala: “já to prontaaaa!!”. Ela palpita nos caminhos que ele faz e, em contrapartirda, ele não assume quando está completamente perdido. Os dois assistem filmes na TV. Ela dorme... e pede pra ele contar tudo que aconteceu. E ele paciente, conta. Ela, a palestina. Ele, israel. Se chamam pelos diminutivos e comem chocolate a noite. Ela gosta de comprar muiiiiiitas besteirinhas - caderninho, brinquinho, caixinha, remedinho, medalinha. Ele compra pouco mas só coisas de valor - obras de arte, jóia e filmes antigos. Meu pãpi e minha momi. Ela só no lirismo - lê Clarice Lispector e ouve Edith Piaf. Ele é mais menino - lê livros da história da segunda guerra, Borges e se emociona com os clássicos. “ Ai, eu não gosto da Marisa Monte” ela diz enciumada. “ Eu acho ela uma diva” - ele, com ar de admiração. Mas os dois se sacodem juntos quando toca Chico: “ tinha cá pra mim que agora sim eu vivia enfim, um grande amor... mentira”. Ela reclama do trânsito e ele segura na mão dela pra acalmar. “ Isaaquinho, me leva no Juquehy pra tomar um café expresso?”, “ Isaaquinho, escala aquela árvore e pega aquela flor amarela?”; “Aninha, a mala não cabe aí né? Vc não tem noção de espaço”, “Aninha, lógico que a comida vai dar, são 8 pessoas e não 40”. Ela tem toda a paciência com a neurose de Woody Allen dele: “Eita cabecinha complicada, essa do seu pai”. Ele agüenta a incoerência e mineirice dela: “Repara só na mamãe como fica atrapalhada quando tem que decidir alguma coisa”. Mas eles mimam um ao outro, se aceitam e tiram sarro um do outro o tempo todo. São 39 anos - convenhamos- uma mega lição de amor.

5 comentários:

Uma Ju disse...

agora é a minha vez, mazinha:

(suspiros, muitos suspiros...)

amo-t.

Marina Morena Costa disse...

que lindo, má!!
adoro casais que se amam...
(mais suspiros do lado de cá)
beijo grande!

Anônimo disse...

LINDOOOOOOOOOO!
Pra acabar com essa palhacada de que o amor acaba. O amor dura muito, muito, e muda, e se transforma e e lindo demais. Nada de Malu e Tony Belloto, de Brad Pitt & Angelina Jolie, Ana e Isaac: meu casal modelo. (Pra aumentar o coro dos suspiros, um suspiro longo desde Chennai: ahhhhhhhhhhh.

Marilhota, te amo muito. Muitas saudades.

Anônimo disse...

ai que lindo
suavizou o dia
Lucia Leme

Anônimo disse...

ai que lindo
suavizou o dia
Lucia Leme