quinta-feira, 29 de maio de 2008

Nasce uma corinthiana*

Deixa eu esclarecer uma coisa: eu sou são-paulina. Mas curiosamente, fui convidada para ir ao Morumbi, pela primeira vez, ontem, por 4 corinthianos. Mamãe fica preocupada. Mas, eu, animada para ver uma manifestação de massas, aceitei.
Eis o pequeno relato e o esclarecimento sobre algumas questões futibolísticas freqüentes.
Pré - jogo -- antes do estádio
A coisa é smooth. O papo é leve, é esperança, cordialidade. Cervejinha na mão e bossa na conversa. No máximo bandeira pra fora do carro e ansiedade para chegar logo.
Coisas que não se deve fazer : tentar negociar o preço do flanelinha 20 minutos antes de começar o jogo. Ou tentar reprimir o sentimento de um corinthiano ansioso. Minhas amigas, aprendam: se você está na chuva, é para se molhar.
Pré - jogo -- no estádio
As primeiras manifestações de agressividade começam a aparecer. Notem: não importa o motivo. Pode ser a fila da tal da cativa, a catraca ou um fulano qualquer que esteja na frente. It doesn´t matter. Começa a borbulhar um tipo de sentimento desconhecido, pra mim, pelo menos. É uma mistura de “eu vou matar quem está me deixando nessa fila” com “se eu perder um minuto do jogo do timão eu vou me matar”. Coisa de Tanatos. Palavrões, muitos, misturados aos gritos de guerra -- um melange só. “Coração” e “merda” nessa hora, estão no mesmo patamar. Coisas que não se deve fazer: entrar em combate, ou furar a fila. Lembrem-se: essas pessoas estão em estado alterado, em polvorosa, por assim dizer... é melhor não cutucar.
Primeiro tempo
Alegria. Todo mundo eufórico e cheio de energia. É assim: quando você chega no campo, pode ir pisando nos bancos . Como assim pisando? É pisando mesmo, você se movimenta por cima das cadeiras. Fica de pé, pula, faz o que quiser. Freedom total. Meus anfitriões foram muito atenciosos. Além de me ajudar na movimentação “intra-bancos”, foram pacientes me explicando as torcidas, ensinando os hinos. Curiosidades: Não existe um relógio bem gradão no estádio, mostrando quanto tempo falta de jogo, sabe? O Planet me explicou que é para os jogadores não “segurarem a bola”. Segurar a bola, pra quem não sabe, é ficar enrolando para o outro time não fazer gol.
Mas tudo muda no fim de um segundo tempo sem gol, eu percebi. Todos os gritos de alegria começam a se tornar uma coisa, digamos assim, meio animal. Meus companheiros ficaram tensos. Meninas, advices: não é hora de consolar... deixem eles vivenciarem isso. É um momento deles, nós somos puras intrusas nesse ambiente.
Intervalo
Apreensivos, eles discutem medidas de técnicas. É melhor não opinar. Euzinha me entreti com o forrozão que estava tocando alto e com um sorvete de chocolate que tava rolando ali na turma.
Segundo tempo
Olha, o segundo tempo é meio traumatizante. É muita tensão, bicho. São olhares apaixonados. O cara do meu lado estava com taciardia. Beijava a medalinha do pescoço, tirava o boné da cabeça, jogava no chão, chingava todo mundo: *%*###, juiz, time do botafogo, torcida do botafogo, técnico do corinthias, jogadores, até Deus tá no páreo do xingamento.
Fim do jogo
AINDA BEM que o corinthians ganhou. Senão eu ia ter que cuidar de 5 emburrados com bicos gigantescos e carrancas inconsoláveis. Lindo mesmo é sair do estádio com todos cantando a mesma música, um “ôôoo” que chega a ser religioso. De arrepiar. Eu aprendi o poder que tem aquela pelota de fútbol, ayer en la cancha.
Glossário:
Gol do corinthians -- abraços, beijos e novenas rezadas. Rojões, gritos e palavrões também, all the time
Gol do time adversário -- choro contido, xingamentos ao léo, silêncios agoniantes e cigarros, muitos.
Pênaltis -- ninguém merece, minha gente. Isso é coisa pra quem curte uma tortura.
Pontos Altos:
A Ola da torcida, a dancinha poropópó e o Herrera, jogador buni argentininho-guerreiro do corinthians.
***
Só sei que hoje acordei com um “louco por ti Corinthians” martelando na minha cabeça. Meninos, isso gruda pra sempre? Quero uma camiseta roxinha e também um botton pra eu colocar na bolsa. Achei linda a manifestação de amor: “Timão é o time do coração”. Isso é coisa mágica? Acho que sim.

* licença poética pro texto ficar mais emocionante, tá?

8 comentários:

Anônimo disse...

Caraca, não acredito que uma "não-corinthiana" conseguiu descrever tão bem alguns sentimentos que NA REAL, só os corinthianos sentem...
Só podia ser uma jornalista mesmo!!! Tô muito feliz de ter feito parte dessa sua estréia! Vc estava com a minha camiseta do Carlitos! ÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!
Ser Corinthiano é isso aí amiga: SOFRER, SOFRER, SOFRER! E na grande maioria das vezes, não há nada que valha amis a pena que esse sofrimento!!! Um beijo MUITO GRANDE, de uma corinthiana, maloqueira e sofredora, que GRAÇAS A DEUS agora tem uma nova amiga mais buni do muuuuundo!!!!

Unknown disse...

Flor, seu texto é FAN-TÁS-TI-CO!!! Que irada essa experiência... deu quase pra ouvir o grito da torcida, sentir a alegria e agonia de passar por isso... Consegui me ver lá!!! Claro que a experiência real não se compara, mas seu texto fez chegar bem perto disso. Continue escrevendo.. o mundo precisa!!!

Ecos - vida e morte de Toninho do PT disse...

é das nossas!!! Seja bem vinda à torcida mais apaixonada deste país. E a camisa chega em breve, afinal precisamos do nosso novo amuleto mais do que nunca. bjão

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Renata Megale disse...

hahaahhaahahahahahahhaahahhahahahahahahahhaahhahahahhahahhahahahaahahhahahahahahahahahahahahahahahahahah.
má, dá para ver a sua cara observando tudo isso.
graças a vc o time ganhou. acho bom os seus dois colegas hermanos te levarem sempre... e olha, conhecendo o PP como eu conheço...ele vai te levar a TODOS!
bjs

Anônimo disse...

Como boa corinthiana que sou, posso dizer: arrasou no texto Mazi! Ameeeiii!!! Pegou muito o espírito da coisa! E o Planet vai querer mesmo te levar em todos os jogos...tadiiiinhaaa!
É isso aí, Corinthians é amor, loucura, sofrimento e devoção...e tudo isso é maravilhoso!
Beijão querida!

Pedro Venceslau disse...

Nessas horas, penso nos pais. Depois de tanta luta para criar uma filha sãopaulina, ela vira bandeira...vou ficar especialmente esperto com os meus pimpolhos, uma vez que sou torcedor da...Lusa

Anônimo disse...

"Corinthians, corinthians minha vida, corinthians minha história, corinthians meu amor ôôôÔOOOO"
Adorei Má.