segunda-feira, 5 de maio de 2008

Encontros com XICO BUARK

Já imaginei diversas vezes como seria meu encontro com o Chico Buarque.
Vcs já fizeram esse exercício? É ótimo. Dá pra reconhecer todos os nossos traços de mulher histérica abafados.
Da primeira vez me imaginei na île de Saint Louis, na fila do sorvete. Ele estaria na minha frente e pediria un glace à l'Ananas (abacaxi). "hum... ele está cuidando da saúde ou tem saudade do Brasil", pensaria eu. Euzinha pediria glace au chocolat, porque afinal de contas... se eu estivesse em Paris, definitivamente não estaria de dieta. Então ele abria o Le Monde e de dentro do jornal cairia um bilhetinho de uma garotinha simpática dizendo " meu verso preferido é Tu as le parfum de la cachaça e de suor". Ele sorriria meio tímido, olhando pra baixo e eu sairia de lá satifetérrima.
Depois idealizei um encontro bem menos romântico e chique. Seria na Pizzaria Esperanza, aqui em São Paulo. Chegando ali, ouviria rumores de que o Chico estaria sentado na última mesa comemorando uma vitória do Futebol. Eu ficaria quieta e depois nos cruzaríamos lavando as mãos. E eu diria: "meu verso preferido seu é "Na bagunça do teu coração, meu sangue errou de veia e se perdeu". E ele me contaria sem dó nem piedade, que teria escrito esse verso embriagado numa viagem de avião. Eu sorriria, meio sem graça e levemente desapontada.
Já outra vez, imaginei uma coisa um pouco mais madura. Encontraria o Chico na livraria da Travessa, no Rio. Um pouco perturbada com a presença dele, agarraria, entre outros livros que já estariam na minha mão, um Budapeste. Então, chegaria meio tímida "sorrateira", e pediria que ele autografasse meu livro. Ele, de óculos, sorriria leve, perguntaria meu nome e escreveria algo rápido. Dessas coisas impessoais que escritores rabiscam em livros de leitores babões. Mas em seguida, olharia os livros na minha mão e faria algum comentário do tipo: " Hummm... lendo Hemingway? Não faz bem ler isso na sua idade" e me daria uma piscadinha. E eu não deixaria de lado e diria: Chico, meu verso preferido é : Foi chegando sorrateiro e antes que eu dissesse não Se instalou feito um posseiro dentro do meu coração. Ele diria um "obrigado" formal. E eu iria embora aliviada e contente.

2 comentários:

Bombom disse...

vc foi mais criativa. Eu apenas contei a um namorado que uma amiga minha brigou com o namorado só porque ela disse que se encontrasse Chico buarque, beijaria.
Meu namorado na mesma hora me olhou com cara de espanto e perguntou 'vc tambem faria isso??' e eu sai pela borda 'eu nunca encontraria chico buarque...'

Anônimo disse...

mazinha,
de todos, esse é meu preferido.
dá pra ler seu pensamento, e é visual ao mesmo tempo. incrível!
isso sem contar que ele, ele sim, o seu post mesmo, me fez também exercitar esse lance da possibilidade. "ah...se eu encontrasse o chico". que viagem!
se bem me conheço, lesa como sou, em vez de ir até lá falar com o cara, iria passar a mão no celular e, pronto, ia ficar me gabando pra todo mundo: você não sabe quem está aqui, na minha frente...
os seus pensamentos foram mais nobres, amore.
beijoca.