sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Sobre mulheres poderosas

Como eu imaginava, meu post sobre a Madonna gerou um nani de polêmicas. E até comentários (ups) mal -educados. Amores, sou uma panda manhosa. Sem agressões, tá?
Voltando a discussão, eu adorei o show da Madonna ontem. Foi ótimo, super espetáculo. Mas continuo firme nos meus argumentos. E para ilustrar o que eu - Florzinha de raposa- acho que é uma mulher poderosa DE VERDADE, fiz uma lista. Foi difícil eleger, mas aqui está.
Maga mestra
Difícil definir ela, né? Quem já leu, sabe. Não vou fazer maiores comentários.

Eva Yerbabuena
Uma Carmen pura. Musa do flamenco contemporâneo. Peque, linda e inteira. Os bracinhos no ar e a força dos tacones no chão é tão sinestésico que é impossível tirar os olhos dela.
Simone de Beauvoir
Ah gente, e depois as pessoas me falam que a Madonna é feminista? Faça-me o favor...
Não que eu tenha lido muito dela, mas só no tête-a-tête já deu pra sacar que ela pensava muiiiito além do seu tempo.

Marlene Dietrich
Quando assisti "O Anjo Azul" fiquei ultra impressionada com a capacidade de sedução dela. Sem fazer quase nada, ela era completamente cativante, sem um pingo de vulgaridade. Além disso, ela lutou contra o nazistas na segunda-guerra.

Marieta Severo
A mulher além de linda, culta e autêntica ... casou com Francisco.

Elis Regina
To em fase de amor com essa pandinha. Não aguento que ela com 1,40 dominava o palco daquela maneira. Voz poderosa, presença poderosa, inteira poderosa.

Maria Callas
Vi alguns vídeos dela recentemente com meu pai. Chorei de emoção. A coisa é tão viceral - não só a voz, mas a expressão do rosto, os gestos da mão, a graciosidade... de arrepiar.

Ayaan Hirsi Ali
Tinha que ter uma pitadinha engajada né? Essa escritora é jurada de morte porque luta contra as violências sofridas pelas mulheres mulçumanas. Tá tudo registrado no livro "A infiel".

Anouk Aimée
Pra mim ela é uma das mulheres mais lindas. E tem aquele ar de "atriz francesa", meio blasé, meio Paris, meio inteligente. Quando assisti " um homem e uma mulher", fiquei encantada com ela.
***
Perto dessa lista0, a Madonna com seu jeitinho "sweet", de meia -arrastão e falado "I love Brazil" me pareceu um pouquinho superficial. Mas é só um nani, tá?

4 comentários:

disse...

delicia de post, má. O beleza de ser mulher está no que se sente. Como diz caetano

"Como encadernação vistosa
Feita para iletrados, a mulher se enfeita
Mas ela é um livro místico e somente
A alguns a que tal graça se consente
É dado lê-la"

é tantas outras que fizeram tao mais que mostrar o corpo, né querida. janis, rita, virginia, pagu.... e assim se segue nossa lista de tantas outras que merecem muito mais o posto de rainhas.

saudades

Fê Nogueira disse...

Gostaria de citar mais uma, Isadora Duncan, mto a frente de seu tempo e maravilhooosa! Bom Natal Mazinha!!!

Caio disse...

senti falta da dona Risoleta Neves, a melhor primera-dama que o Brasil não teve!
Vida eterna a dona Risoleta!
http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20020702/fotos/risoleta.jpg

nana tucci disse...

Sou apaixonada por esse poema da Adélia Prado

Com licença poética

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.