sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Os "Miles"

Dizem as sábias mulheres que inteligência é afrodisíaco. É verdade que nós, diáfanas, não resistimos a um homem que tem conhecimento. Aquele que sabe datas, nomes, entende de futebol à música clássica- com senso de humor. Aquele que, enfim, presta atenção nas coisas , nas pessoas e invariavelmente, em você. Ahhh... que maravilha é ir no cinema com alguém que sabe apreciar o negócio. E ganhar um livro de quem entende o que lê. Mas se existe um gênero de homem inteligente que peca na questão afrodisíaca é o “Miles”. Trata-se daquele homem - ou menino, depende do caso- que esbanja arrogância. Enche a boca para falar de “Miles Davis”, mas não presta atenção em nada do que vc fala. Porque, na opinião dele, você está ali para coadjuvar. Normalmente acha que sim, ele é O cara, O conhecimento personificado, A enciclopédia e claro, O gostoso. Há que tomar cuidado com esse tipo: os Miles não são tão óbvios de se identificar assim, ás vezes vc só vai perceber isso lá pelo 4ºencontro. Mas existem sinais muito claros e bem significativos:
- A obveidade - Os Miles, para começo de conversa, são muito pouco supreendentes. E, apesar da pose, têm um gosto muito restrito e fechado. Façam o teste, é impressionante. Em música, por exemplo, só existe Bob Dylan. Em poesia, Maiakóvski, em pintura, Pollock e em cinema, Godard. O resto, para eles, é perfumaria, futilidade ou ... cópia.
- Os manifestos - Miles a-d-o-r-a-m um “ismo”. Dadaísmo, Cubismo, Chavismo. Não importa, manifesto é com eles mesmo. O que está escrito, nem sempre eles sabem ou concordam, mas curtem essa coisa do Movimento, sacô?
- A luta de classes - A razão de tudo, para um Miles, é... a luta de classes. Sem entrar no mérito político, nem nada. Mas pô, que coisa chata. O cara não acredita em psicanálise porque a razão das doenças psiquicas é a luta de classes, não acredita em astrologia porque a razão dos fenômenos é a luta de classes, não tem espiritualidade nenhuma, porque a luta de classes que causa a nossa dependencia da regilião. Puts, que falta de romantismo. Ah sim, claro. Não há amor hoje em dia, por causa da luta de classes.
- Vanguardas - Adoram tudo que é vanguarda. Como não temos mais vanguardas como antigamente, eles usam de conceitos bizarros para justificarem os gostos bizarros. Se vc convesar com um Miles radical, ele vai dizer que Mamonas Assassinas e o programa do Pânico são extremamente vanguardistas e revolucionários em termos de estética - gente, dá pra levar a sério?
-Complexo de Jean- Paul Belmondo - O maior defeito do Miles, na minha opinião é o umbigo. Como eles acham que estão atuando em um filme do Truffaut, têm complexo de ator francês : acham bonito fumar cachimbo, olhando para o infinito, ouvindo Miles Davis e sempre sofrer de alguma melancolia existencial . E você fica ali, de coadjuvante da mini-deprê falseta dele.
- Risadas irônicas - mores, fujam. Isso traduz: vc é bonitinha, mas não passa de uma patricinha. Quer coisa mais irritante?
- As Miles - Perto de um Miles, sempre existe umA Miles. Alguma menina, ou mulher -depende do caso- que compactua com TUDINHO que ele diz. Não questiona, não discute, é uma Amélia enrustida. Porque apesar de aceitar ser sombra dele, não perde a pose de "sou estudante da usp e entendo de folclore brasileiro e de realidade social". Nada contra - é tudo uma questão de pespectiva.

***
Mas a verdade é que quando um Miles não é Miles de essência, é uma delícia. São homens inteligentes que sabem usar do conhecimento sem abusar de arrogância. Têm humor e uma malícia própria de quem gosta da vida, das pessoas e de aprender. Aí sim. Bota afrodisíaco nisso.

10 comentários:

Anônimo disse...

como diria a bela penélope cruz by woody allen: genius! no good! genius!
ass: a cor da borboleta

Anônimo disse...

Hahahahahhahaahahha!

Perfeita definiçao. Ler foi como sentir uma baforada do cigarrinho (aqueles de enrolar, mais charmosos) de um Miles na cara.

Má, combato as elocubraçoes milesdavinianas com comentários banais e de vocabulário raso:" Ai agora que a minha avó, tá com pedra na bexiga, vai ter que esperar para operar da água na pleura."

É uma delícia ver aqueles olhinhos treinados a interpretar herméticos filmes japonesas espantados com tanta "groselha". Ah "groselha" tbm é palavra queridinha dos moçoilos, assim como perfumaria como vc bem lembrou. Possível resposta: "Groselha? Adoro com gelo e leite condensado".

Quanto pior o nosso gosto e maior a nossa honestidade mais os ferimos, porque no fundo, os Miles querem chamar atençao.

Alo mamae¡

E vc matou, os eles ADORAM uma patriçoca, disfarçada de dançarina de cavalo marinho pernambucano.

Boa Mazola.

Excelente radiografia.

Lobby
Nataly

Gabi Borges disse...

Perfeito. E a Nataly completou com perfeição: eles adoram chamar atenção, só isso.
Eles nos fazem de coadjuvantes do showzinho. Não dá!
Amo. Beijocas

Ana Mari Carvalho disse...

são Narcísos cheio de vácuo na verdade. uó.

Anônimo disse...

"Dadaísmo, Cubismo, Chavismo"

HAHAHAHAHAHA

rindo descontroladamente com essa sequencia de ismos, rs. de picasso a hugo chavez em dois dedos de prosa e um de arrogancia do miles.

Uma Ju disse...

mazi, vc é minha jornalista-bloggera-panda-mór favorita, definitivamente. incri sse post!

e aqui, do alto da minha futilidade, exijo que esses Miles da vida desçam de seus banquinhos, tirem os olhos do próprio umbigo e dêem uma voltinha 360 graus, já que provavelmente esse é o maximo que eles poderão se aproximar do resto do mundo.
nada como um tanque de roupa suja pra tirar qualquer pseudo-intelectual do mundo das idéias e trazê-los já pra vida prática, ãh?
que falta de paciência...
;o) amo-t.

Mariana Dall' Acqua disse...

ME CANSA!
AI COMO ME CANSA!
por hora é isso. sem mais comentários.

Anônimo disse...

genial...se superou, mazinha do coração, mas imagino que depois de uma desabafada dessa precisa de uma cia...feminina...certo?
e de muitas, muitas gargalhadas!!!
vamos?

Lu asse Leme

Anônimo disse...

Muito bom esse texto, Mázinha!!!! E quantos Miles a gente não tem por perto, hein? Gostei muito do blog...beijinhos

Beatriz Antunes disse...

Ótimo! Só uma coisa a acrescentar: eu acho esses "miles" bonitinhos, eles são tão carentes. É até fofo de ver. Oh, cotchados.