segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Um pouco sobre Chico Buarque

Instigada pela pergunta da minha amada Ju, fiquei pensando no Francisco. Aliás, eu sempre penso no Francisco. Alías, quem não pensa no Francisco? Ju me pergunta: “Como ele faz isso, Mazi?” fui em busca de respostas - busca inútil, claro. Porque aí a gente começa a fuçar nos versos. E não dá pra explicar, não mesmo.
Porque é assim gente, toda mulher que se preze, sabe que grandes momentos, exigem ele - o único - o Francisco. Tá feliz? Joga o Chicão lá: “Seus filhos erravam cegos pelo continente” e samba na cozinha. Tá na fossa, pas de problem... Chico tem a resposta: “olhos no olhos, quero ver o que vc faz...” Enfim, foi pensando nisso que elaborei a "playlistFranciscoMazi" for all moments, estão todas aí. Não necessariamente nessa ordem. Amo.
- A história de Lilly brown - Essa é para momento de charmito- a música é toda caras e bocas. É para quando vc quer fazer graça pra ele, pro buni que ainda não é nada. A música é puro ombrinhos , sorrindo e dizendo: “ me desmilinguindo toda ao som do blues”.
-Futuros Amantes - Ahhh Francisco. Gente, ele sabe. Essa é para o momento “segura um pouquinho”. Ele consegue acalmar a gente, porque toda mulher é ansiosa, fazer o quê? Até que Francisco chega e fala: "Não se afobe, não/Que nada é pra já/Amores serão sempre amáveis/ Futuros amantes, quiçá".
-Mil perdões -“ te perdôo por fazeres mil perguntas, que em vida que andam juntas, ninguém faz”. Já diria Vovó Arlete - Não erra na mão, filho. Errou na mão, perdeu. Letra dolorida e verdadeira, perfeita pra momentos, que vc quer jogar a culpa pela janela e rodarexuberantemeperderdeti: “te perdôo por te trair”...
- Com açúcar, com afeto - Essa é perfeita pro momento Amélia-master. É quando vc já enfiou o pé na jaca mesmo, tá com o cara que é cafa, tá super no clima: “Só o que eu quero no mundo é dormir e acordar com meu moreno e o resto que se exploda", vc nem liga pra o que as suas amigas te falam e canta, sem um pingo de vergonha na cara: “Quando a noite enfim lhe cansa, você vem feito criança, pra chorar o meu perdão, qual o quê?” .
- Atrás da porta - ok, fooooooooooooooooooooooooossa pura. Deixa ela ocupar mesmo, canta sozinha, amiga. No carro, em casa, se for a gravação da Elis, então... deixa sair: “E me arrastei e te arranhei. E me agarrei nos teus cabelos/Nos teu peito, teu pijama./Nos teus pés ao pé da cama. Sem carinho, sem coberta. No tapete atrás da porta.Te adorando pelo avesso. Pra mostrar que ainda sou tua”.
-Trocando em miúdos- é isso aê meu filho... vai embora mas deixa o Pixinguinha aqui! Essa é incrível, mas é boa pra enxugar as lagrimitas, minhas queridas, Chico não nos abandona, ó lá:"Eu bato o portão sem fazer alarde/Eu levo a carteira de identidade/Uma saideira, muita saudade/E a leve impressão de que já vou tarde".
-Palavra da Mulher - Ahhhhhhhhhhhh agora, aguenta a louca. Não atiçou? Seduziu, provocou? Agora meu bem, aguenta a mulher apaixonada. É, ela sim... que existe dentro de todas nós, mas a gente abafa, pelo bem estar da civilização, para não paracer uma desiquilibrada... mas quando ela vêm, não há o que segure a doidona:"Vou chegar/A qualquer hora ao meu lugar/E se uma outra pretendia um dia te roubar/Dispensa essa vadia/Eu vou voltar".
-O meu amor- Essa música é incrível. Mas não é para qualquer momento, nem para qualquer amor. Não é tooooodo homem que tem esse appel não. Hum, e o Chico sabe que essa coisa de arrepio, calafrio é para quem entende do assunto. E me respondam, quando a gente esbarra com um desses, quem quer dividir: "O meu amor tem um jeito manso que é só seu/Que rouba os meus sentidos, viola os meus ouvidos/Com tantos segredos lindos e indecentes/Depois brinca comigo, ri do meu umbigo/E me crava os dentes"
-Deixa a menina sambar - é né gente. TODO MUNDO sabe o que é isso. Você tá lá, num dia inspirada, louca pra dar umas borboleteadas e de repente o que vc avista no gatinho? O bico, a cara amarrada, a trombinha básica. Gracias Francisco por brigar com eles: “se ficar enrustido, com essa cara de marido a moça é capaz de se arrepender”.
-Joana Francesa-Quem me enfeitiçou/O mar, marée, bateau/Tu as le parfumDe la cachaça e de suor/Geme de preguiça e de calor/Já é madrugada/Acorda, acorda, acorda, acorda, acorda".
Dispensa comentários, né?

5 comentários:

disse...

E a Mais bonita, má? que ele entra no nosso quarto, no auge da intimidade feminina, e grita pra todo mundo ouvir e saber? Francisco é foda. Tem todas as palavras pra falar da gente, e a gente sem uminha pra falar dele, pq nao tem. Só Francisco mesmo...

Mariana Dall' Acqua disse...

é O CARA!
e sempre será O CARA!
LINDO...
Aiii fiquei arrepiada! rs

Marina Morena Costa disse...

Por trás de um homem triste há sempre uma mulher feliz
E atrás dessa mulher mil homens sempre tããããão gentis
Por isso para o seu bem,
Ou tire ela da cabeça ou mereça a moça que vc tem!!

Demais!!! =)

Uma Ju disse...

ai mazi... me diz, me diz, vai, como é que ele faz?
sabe, mas tem um lance nele que até hoje me deixa maravilhada, veja bem: até de béque ele sabe falar bem, meu bem: "...vadia, gaivota sobrevoa à tardinha, e a neblina da ganja, o povaréu sonâmbulo ambulando..."
peloamordedeus! não dá, né? é demais prum coração só.
mazi vc é incri. sucesso de post!
a-mei!

nana tucci disse...

que delícia!