segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Sobre as olimpíadas

A-do-ro. Essa neura me contagia completamente. Fico vidrada na televisão, ainda mais com essa história de ser na China ... são 24 horas de piruetas, braçadas chutes e pedaladas. Chegou da balada? Oba! assistir a ginástica olímpica. Acordou mais cedo no sábado? Oba! Bora ver a reprise -- porque that´s what olímpiadas is about: ver e rever 400 vezes o mesmo salto, os comentários, as câmeras lentas etc e tal. Agora, obviamente, panda que sou, não aguento ver os caras se estribuchando, me dá um apeeeeeeerto. O coração vira uma azeitona. Aprendi no jogo do Corinthians que essa coisa de aflição é bom. Então aqui vão algumas coisa que fugiram à minha compressão nesse primeiro final de semana de olimpíada:
1) A ginástica Olímpica.
Essa ginástica é da pesada. As meninotinhas brasilieras super fofoletas com aquele técnico que só aperta a mão delas e fala um frio :“valeu a tentativa”. Aiiii não, moço. Abraça elas, diz que elas foram bem, sabe? A outra pobrezinha quase arrancou um naco da mão, chorosinha - louca por um colo - e ele lá todo posudo. Humpf!
2) A chinesa fofoleta.
Gente, uma chinesinha que ganhou o levantamento de peso. Como a gente imagina uma levantadora de peso? No mínino, uma não-panda. Mas ele é uma pandinha total. De xucas no cabelo deu uns pulinhos e agarrou o técnico que nem uma macaquinha. Embrulha.
3)O Judô
Não entendo essa luta. Ué, derrobou, ganhou, não? nãaaaaao. Não basta derrubar a pessoa, tem que virar ela no chão. Torci pra uma argentininha guerreira super peque que acabou levando a medalha de bronze, toda descabelada a coitada, hermana é hermana né ?
4) O tal do Phelps
Outra coisa que eu não consigo entender: o tal do Phelps. O cara é um monstro. É todo dia a mesma coisa, ele chega lá sussegadão, i-pod na orelha ( o que escuta o maior nadador do mundo, minutos antes de se jogar na água?), e faz aquilo com a maior naturalidade do mundo. Ganha e quebra todos os recordes como quem toma uma coca cola num parque. Tenho certeza que ele passou os últimos 4 anos na água e não tem idéia do que se passa no mundo out-water. Não deve nem saber quem é Barack Obama.Ouvi dizer que a envergadura dele é maior do que a altura. Imagina ganhar um abraço do Phelps? dá pra dar duas voltas na minha cinturinha.

***

E então estou lá no sábado de manhã namaiorpreguiçadouniverso, assistindo sem parar: do futebol feminino pra natação, pra ginástica pro voley de praia e pensando : “ Marilia, vc deveria descer e correr um pouco na esteira, afinal, vc não quer ser uma couch potato”. Mas a preguiça me dominava e a câmera mega-ultra- surround- sound pegando os detalhes dos músculos dos atletas, as expressões mais caricaturais... me puxava para continuar no sofá. Até que, algumas meias-horas depois, me peguei assistinho basquete entre China e EUA. Eu estava literamente envolvida no jogo, vibrando e sofrendo, então pensei comigo mesma: “ Por dióoooos!Você não gosta de basquete e não tem nenhuma ligação forte com esses países, desce sua preguiçosa!”. Fui, corri e tal, mas minha cabeça não desligou do “dream time” nenhum minutinho, “será que eles estão ganhando? E o chinesão de 2 metros e cacetada? continua arrasando?” Foi nesse momento que eu percebi que eu não sou normal mesmo, ou que esse espírito olímpico é uma adicction total.
Ahhh mais lindo mesmo é ver a hora das entregas de medalha. Sorrisinho, sorrisão, abraço pra mãe e pro pai. Flores, pulinhos contentes, alívio e muito beijos. Os mais fortões, podem reparar, não se aguentam no podium e abrem a boca a chorar. Continuo achando que deveria ter medalha para a equipe mais alegre, afinal, humor não é um esporte dificílimo? Essa, a gente ganharia de longe, tocando pagode e comendo pastel. Ouro pra nós.

4 comentários:

Marina Morena Costa disse...

Hahahahaha!
Adorei, Má! Eu não me apaixono muuuuito pelas olimpíadas. Sou meio tradiocional, me apego somente aos esportes que gosto mesmo.
Olha só que coincidência! 2008 e 2007 estão com a mesma quantidade de posts hoje! 141!! Hahahaha! =)
Bjão!

Anônimo disse...

eu não sei o que dizer direito... mas eu não faço a menor idéia de como essa empolgação se processa na vida de alguém. eu não vejo graça, não tenho saco, não tenho o tal espírito olímpico, não tenho paciência, não torço. mas é difícil explicar as pessoas que no peito de um chato também bate um coração, rs.

Renata Megale disse...

FANTASTICO! Eh aquela coisa, quando a gente viu, ja causo! ja tamo la, mordendo as unhas e torcendo pros fulanos que entram na nossa casa e ficam!

Bombom disse...

Sen-sa-ci-o-naaaaaaaaaaal
as olimpíadas ficaram muito mais interessantes depois desse texto. Gargalhei
Bjinhos para a pandinha