terça-feira, 5 de agosto de 2008

A resposta da Natalinda amada, celosa!

Marilinhaaaa!
Só vc mesmo pra me salvar del agujero negro de celos en el que me metí.
Que bom que vc me entende, que entende essa força obscura que sobe em espiral "gastritando-nos", até vazar pelos olhos em forma de vergonha. E quem inventou esse sentimentozinho pequeno, hein? Por que diabos a gente sente isso? Mas com todos os seus exemplos ilustres, me sinto mais amparada pela humanidade, porque é o que vc disse, quando ele vem, a gente se sente só no mundo. Mas Mazola, faltou la reina de los celos: Medéia. Essa chegou ao extremo. Cega de ciúmes porque o Jasão a trocou pela filha do Rei de Corinto, vinte anos mais jovem, (o don juan ainda ganhou um reino na faixa) matou a rival e os próprios filhos pra vingar-se. Eu furaria os quatro pneus do velocino de ouro, último modelo do Jasao, mas nada justifica matar os próprios filhos. O ciúmes na Antiguidade pegava pesado, hein?! E que bom que estamos na época dos "Dramas."
Mas eu analiso sim o meu ciúmes Mazola, e ele ataca em várias frentes. Por exemplo:

*O ciúme prolixo.
*O ciúme novidadeiro.
*O ciúme Eva, ou Pandora.
*O ciúme socialista-utópico ou o ciúmes A Namorada.
*O ciúme geográfico.

O Prolixo.
Modalidade de ciúme que se manifesta com o namorado econômico. Com aquele que mede com colherinha de chá as palavras, os elogios, a demonstraçoes de afeto, as opiniões, tudo. E eis que de repente, magicamente, é tomado pelo espírito Fidel. Fala muito, durante horas. O comandante está aberto, sensorial (toca as pessoas, é mole?). Aí é quando a flecha preta do Caetano se me clava en la garganta. "- E por quê comigo não? - Por quê nao pergunta pra mim? Por quê está assim com eles e comigo não? E olha que eu sou a namorada hein?!". Esse é o momento da surpresa, do susto. Logo a flecha preta começa a derreter seu veneno e fico agressiva. E Irônica. E sarcástica. Me meto na conversa, dou respostas mal-educadas, ou polêmicas, deixo-o sem graça. E depois, no minuto seguinte, quando ele volta a ficar mudo, me arrependo. É horrível.
O ciúme novidadeiro
Me mordo de ciúmes quando vejo que alguém (hembra), novo na áera, lhe desperta o interesse. O sorriso aberto, as expressões que cantam, a postura "pronta pro novo", como se se preparasse pra uma viagem, os olhos que piscam repetidamente, maravilhados pelo que vêem pela primeira vez. E, eu, automaticamente represento a mesmice, o dia-a-dia e fico desinteressante. E olha que sei que nao sou desinteressante, mas tbm sei que por muito avant-garde que seja, sua alma novidadeira já nao se interessa por mim. Muito frustrante.
O ciúme Eva, ou Pandora.
O ciúme Eva, me denuncia, é o pior. É coisa de louco mesmo, Marília. O ciúme Eva, ou Pandora, consiste em nao aceitar porquê a vida foi tao injusta, e não nos apresentou (eu e o amado) antes. O ciúme Eva ou Pandora não suporta, a simples lembrança, menção, presente, fotografia velha, ou qualquer coisa que possa ser usada como documento histórico e comprove que antes de mim, houve um outro amor. Ainda que esse tenha sido quando o querido ainda nao tinha os dentes caninos e nem pêlos debaixo das axilas. Nao me interessa. Eu gostaria de ser a primeira mulher, a única, a verdadeira. Faço tábula rasa das outras namoradas. A vida se divide em A.N e D. N. E agora, sou louca o quê?
O ciúmes socialista-utópico ou o ciúmes A Namorada
"Todos los animales son iguales, pero algunos son más iguales que otros." Os namorados que nao leram até o final o livro do George Orwell, nao sabem que vc não é igual a todos os animais da granja. Os namorados socialista-utópicos gostam de dar o mesmo tratamento, à namoradas, amigos recién hechos, porteiros e familiares. Minha alminha totalitária mandaria todos para o paredão de fuzilamento. Àquele que nao sabe reservar uma cadeira, estrategicamente melhor posicionada em uma mesa pra sua amada, ou poupá-la de esforços como carregar uma simples sacola de supermercado, nao merece o privilégio da nossa companhia. Porque nao sabem valorizá-la. Nao sabem o difícil que é encontrar alguém tao sublime e perfeito como nós. Não sabem discriminar A Namorada, em meio a massa infame. Somos diferentes, somos especiais, somos A Namorada.
O ciúmes Geográfico.
Esse é o mais injusto. Porque transforma a mais paradisíaca das cidades no retrato de um filme da 2a Guerra. Não importa como seja, quantas estrelas tenha no guia Michelin, vc nunca irá pra lá, e sempre vai falar mal do lugar mesmo sem conhecê-lo. Bagur, na Costa Brava, por exemplo, a pérola do mediterráneo, que alguma vez funcionou como cenário da descoberta de um amor, é agora um lugar detestável. Uma prainha sem-vergonha, sem onda, cheia de pedra, aquela chatice toda que é o mediterâneo, sempre igual. É uma vila atrasada, que só tem vida no verão. E vida artificial, simulacro de Caribe com seu mojitos ridículos pra enganar gringo.

Tá vendo Marilinha, sou uma ciumenta analítica, e agora me dá licença que vou buscar minhas pastilhas "acalma suco gástrico", que lembrar todos esses ciúmes, que deixou transtornada. Tengo celos del aire que respiras. ¿Qué puedo hacer yo? Alguma idéia?

LOBBY YOU
Nataly

4 comentários:

Anônimo disse...

tamaza diz: sensacional, naty. me gustó en particular el "socialista-utópico". o cara que chama a namorada de truta. como diria nossa querida lorens: "truta pra mim é peixe!" deja-me.
ler isso foi como imaginar você falando, interpretando despues de unas copitas. saudades!
bju

Uma Ju disse...

mazi, essa é pra vc, mas é tmb pra fofa da sua amiga.
não sou ciumenta. nem um pouco. diante disso - da ausência desse zelo danado -, encaro o ciúme como orgasmo: se não vem, a gente inventa.
então veja, amiga da mazi, existe magia (ausência de naturalidade) no excesso e na falta. o amor tem dessas coisa, so, no hot!


obs:.se bem que, pensando bem, vejo que tenho um truque contra o "ciume pandora": sempre ser o primeiro amor da pessoa amanda. é claro que nada é perfeito e isso basicamente significa se apaixonar por homens mais novos que, claro, precisam ser adestrados (até porquê, se vc se apaixonar por um velhão que nunca namorou,fuja que é roubada, pois no mínimo ele tá atrás de análise, aparência, essas coisas...), mas, de modo geral, em vez de ser assombrada pelo passado, vc no máximo será a assombração de outrem. óóóóótimo!!!
peace!

Gabi Borges disse...

SENSACIONAL!

"Que bom que vc me entende, que entende essa força obscura que sobe em espiral "gastritando-nos", até vazar pelos olhos em forma de vergonha."

Adorei, como adoro tudo por aqui!
Beijocas

Anônimo disse...

Olá queridas, obrigada pelas palavritas.
Tamazita: Te echo a faltar! Mucho.
Vc captou extamente o "socialista-utópico". Truta? Só o prato e com amêndoas, né?
Juliana Dantas: Fiquei intrigada. E como é isso de vc nao sentir ciúmes? Que maravilha menina.
Gabi Borges: Parece que vc também conhece o movimento helicoidal ciumérico. É nóis mana!