segunda-feira, 8 de outubro de 2007

TCC 4 - Xico Sá

Mas você tem uma historia importante no jornalismo.

Minha história é totalmente jornalística, nesse sentido sim, eu sou um “jornalistão”. Mas não no sentido de louvar tudo isso. Eu não me orgulho, eu peço desculpas por ter sujado a mão, sabe? Porque fazer jornalismo é muito sujar a mão. É muito “na montanha com os abutres”.
Hoje eu ganho a vida como cronista. Isso é algo que eu achava impensável. A maioria do meu dinheiro hoje vem das crônicas mesmo. Isso é milagroso. Como você pode viver de crônica no Brasil. Cada vez eu faço menos reportagem e vivo de crônicas mesmo. Como se ganha a vida com algo que você gosta muito? Eu não considerava crônica trabalho, eu considerava o cafezinho do jornal: era a hora que eu ia fazer uma coisa legal. A crônica foi a minha transição do jornalismo dito e serio, da edição etc para esse mundo que eu gostava muito. E tbm a crônica é o lugar mais perto da minha loucura por ficção. A crônica é o recreio máximo perto da realidade dura do jornal.

Nenhum comentário: