segunda-feira, 6 de julho de 2009

Paratations - parte I

Querida Natalinda,
Paraty estava mais vazia esse ano. Choveu um pouco, é verdade. Mas também faltavam pessoas importantes. E não fui só eu quem notou, não. O mexicano Mario Bellatin já veio me perguntando: “E a Nataly, não virá? Me disseram que ela vinha”. Eu falei pra ele, que era tudo culpa do povo da Cosac , aqueles meninos irremediáveis... vc conhece como eles são, né Nata. Falaram para o escritor doidão que você ia, aí ele ficou todo na expectativa de “conocer esa chica tan llena de cualidades”.
Mas não parou por aí, não. Eu expliquei várias vezes para o Mr. Talease o motivo da sua ausência, que vc morava fora, que era muito caro vir para cá... mas nada contentou o abuelito, ele queria porque queria ver você. Sabe que ele contou que guarda todas as cartas que trocou com a mulher, em 50 anos de casamento É... disse que além das cartas, guarda junto os motivos das discussões e o jeito que se reconciliaram. Fofo, né? Coitada dela, que teve que aguentar as maluquices dele a vida inteira. Se bem que, pelo que me pareceu, ele amaciou essas loucuras com muita doçura.
E por falar em doçura, o Lobo Antunes foi um fofoleto. Eu tava quietinha comendo num restaurante, ele veio e me perguntou se não era eu, a amiga da Nataly, neta de uma grande amiga dele. Ahhhh Nata, ele me contou histórias tão lindas dos tempos em que conhecia sua avó em Portugal. Me deu uma vontade de ir pra lá... e ele disse que receberia a gente numa boa. Que te parece, amiga? Depois que vc voltar da Galícia, passamos pra ver Lobo bom ?
De repente, a gente pode também passar pela França e visitar a doidinha da Sophie Calle. Ela me contou que quer ir pra Índia- você pode dar umas dicas para ela, que está pensando em fazer um dos projetos de arte por lá. Mas só ela, tá? Porque o ex, Gregóire, eu dispenso, muito safado, aquele fulano.
Sedutor por sedutor, preferi o afegão Atiq Rahimi, que olhou com um olhão azul pra mim... bem fundo. Olhos lindos os dele, né Nata? E olha que ele estava ultra aborrecido com a sua falta. Parece que ele te conheceu aquela vez, em Paris, lembra? Mas pode deixar, que eu te defendi tá?
De resto, Paraty segue com aquele cheirinho de serra do mar, que eu sei, você morre de saudade. O céu continua estrelado, as crianças gritam sem parar naquela flipinha e ano vem, não tem desculpa. Queremos vc aqui, viu?
Beijocas
Mazi

2 comentários:

Nataly disse...

Marília! Vc acredita que eu quase peguei um avião e fui? Quando vi a mensagem da Paula pra vc, pensei não vou aguentar... O banzo dessa vez bateu mais forte, parece que via vc descendo aquela serra fechada com a Pola e cantando alto com o vidro aberto. E ainda teve Dricoleta dessa vez né? Viu, perdi tudo. Bellatin, Bellatin, no te preocupes, ya nos encontraremos, quero ver se ele come mesmo o gusano da tequila como todos falam ou é só conversa. Aii, que fora Mazola, o único olhar que recebi do afegão foi de decepção.Vc lembra? Cheguei 45 minutos atrasada no restaurante, e toda brasileira já fui me desculpando, sentando na mesa e pedindo tudo ao mesmo tempo, constragida e ansiosa. Não pegou bem, e a decepção escapou daquela mirada.
Abuelito. Ta-ta! Pra esse sim tô devendo uma visita e vc vai comigo dessa vez tá?
Lobito! Sabia que o pai dele queria namorar a minha avô? Mas ela era muito nova e o meu bisa bravo não deixou. Imagina, hoje eu seria... filha dele? hahahahaá. Demasiado Má, demasiadas emociones. Só mesmo com uma coragem de Sophie Calle ra desafogar tudo que está dentro. Banzo de brinde com Maria Isabel, do cheiro da mata atlântica, e de tropeçar naqueles pedregulhos enquanto inventamos motitos!Flip 2010, aí estarei eu!
Um beijo cheio de saudades
Nata

Uma Ju disse...

que delicia ser amiga sua, hein, mazi?
nataly deve amar um bocado com um post desses. eu amaria. muito. eita pandinha que sabe demonstrar afeto. doçura!