quarta-feira, 15 de julho de 2009

Caê

* "Doce japonês é sempre assim, né? Tem gosto de feijão e é tudo rosinha claro"
* "Eu só moraria em duas cidades: Nova York e Madrid"
* "Eu to triste. Mas são coisas íntimas, pessoais. E sobre isso, não se fala"
* "Eu era muito jovem quando escrevi Coração vagabundo"


Essas são frases do nosso Caetano Emanuel Viana Teles Velloso, no filme Coração Vagabundo. Fernando Andrade fez tudo direitinho. Registrou um lado tão buni do tropicalista hipongão. Que delícia ver o Caetanão ali... ouvir ele contar os causos. Aquele ritmo baiano de quem morou - até os 18 anos - em Santo Amaro da Purificação. Sorriso fácil, de graça. Charme natural - sem a menor canastrice. Só podia ser, né gente? Quem escreve “O quereres” não deve mais nada para o mundo. E ainda soma: tem uma pitada de humor . Só erra quando começa a se levar a sério- porque quando brinca de Caetano, é uma delícia. O Almodóvar que disse que ouvir Caetano o deixa de “pelos de punta”. Si, Pedrito, pelos de punta. É que é filho de Oxóssi, o moço. Olha pra beleza do mundo e sabe valorizar tudo que é bonito - por meio das palavras. Fico aqui sempre falando do Francisco e quase nunca do Caetano. Eu sei. São coisas totalmente diferentes e existe espaço para os dois, nos nossos corações. Mas é que, por maior que fosse minha admiração ao Caetano, sempre tive um pouco de ressalva com o lado “provocador” dele. Me cansa. Mas o jeitão “mitificado” do Franciscão na Flip, me cansou um pouco, também. E o Caetanão tava super lá no meio da pipoca ontem. Não teve gritaria, arranca-cabelos e nem crises de fãs. Algumas fotos, uma ou outra tiete, tudo normal. E ele ali. Devagar, disponível, inteiro. O Leãozinho entrando pelos sete buracos das nossas cabeças. Com toda sua presença.

6 comentários:

Lu sele disse...

vc capta tudo né?! que coisa louca... vc é muito boa dona maricota!!

prima disse...

owwwww mo deus!
bruta flor do querer!!!
eu quero, eu como, eu adoro!
muito bom ler isso. mas não fala mal do francisco...coração aperta.
bjs

Diana Motta disse...

por isso que amo o caetano!
e mais q o chico ma,

love

Adriana disse...

Temos muita sorte deles dois existirem, vivos, no nosso tempo! acho q é aquela velha história do cada um em su quadrado... Um pra fora e outro pra dentro
adorei o texo mazolinha

Nataly disse...

Além de captar tudo, ela é inspiradora Lu! Quem não tem vontade de sair por aí olhando melhor pro mundo depois de ler a Mazolinha? Ter olhos de Mazinha, só por um dia, e saber como é ser de verdade, essa flor rara, de raposa, claro.
Amo vc Marília!

Uma Ju disse...

eita mazinha, concordo com a lu sele: vc capta, hein?
como pode? todo detalhe, que sensibilidade!
sobre o chico x caetano, o primeiro sussura, já o segundo, sacode. "não disse nada do modelo do meu terno e que tudo mais vá pro inferno meu bem". me gusta!
-saudade, a proposito!