segunda-feira, 13 de abril de 2009

LYON

é dividida por dois rios, linda e cheia de charme. Bem francesa: provinciana, cheia de pequenos cantinhos e com ventinho frio. Na boulangerie quando perguntamos se o pão era sucré ou salé, aquela simpatia básica francesa respondeu: " bah voilá, c' est du pain". Bom, a gente vai aprendendo os códigos devagar.
Minha recepção foi digna de princesa. Mariana comprou uma gama de iogurtes franceses só para me agradar. Depois andamos pelo quartier dela, e por ser páscoa não tinha viva alma na rua, só um silêncio estranho e não menos bonito, para quem vive em SP. Compramos tomates e flores para enfeitar a casa. Até agora a viagem tem sido quase que gastronômica. Ontem quando fomos à campaigne experimentamos 4 tipos de vinho na mesma refeição. O primeiro - branco e seco- para a entrada, outro mais doce, para segunda entrada; o terceiro com o prato principal e o último com os queijos. Foi na campaigne , aliás, que vi pela primeira vez, uma flor de pessegueiro. É uma florzinha branca, grudada no tronco e nos galhos, bem cheirosa. E tem espalhada por todos os lados. Fiquei hipnotizada pela paisagem do campo francês, tá, meio bobo, mas a gente sente essas coisas em viagem, mesmo. Estou lá, quietinha, olhando os cavalos, e os gramados com florzinhas amarelas e, de repente, vem aquele pensamento: "Eu vou morar aqui. Juro que largo tudo : a vila madalena, a vida glamurosa de reporter, o cinema de domingo a noite, a saladinha do la pero, a benedito calixto, meus amigos, tudo, tudo. Vou ficar nessa casa bucólica, com as crianças subindo em árvores, esse cheiro de flor de pessegueiro e essa paz de espirito". E todo esse pensamento fácil e até um pouco infantil, voa longe quando eu lembro que estamos na primavera e, por isso, há cores e vida. Mas que a realidade é outra: faz frio, muito frio e frio durante 8 meses. Tá bom, eu volto pra Vila Madalena, então.
Meu francês está meio enferrujado, mas depois de algumas, muitas tacinhas de vinho, acredito que é minha lingua materna e saio falando sem e menor vergonha.
E quinta ... quinta é dia de Paris.

8 comentários:

Rastro de Encontro disse...

merci por compartilhar as cores, cheiros e sabores. Arrepiada e emocionada, que aproveites cada instante com foguinho no corazón!
beijocas

Pi disse...

Eeeeeee até quinta :)

Anônimo disse...

princesa dzó, minha flor que delicia... faz updates sim dos cenarios e sensações que a França traz pra vc... já to com saudades, mas feliz de saber que ta tudo muito bem por ai...

Fefolina disse...

Mazi, que delícia... E eu achando que vc ia sexta que vem... hihihi
Te aguardo com saudades, mas matando-as aqui todos os dias!
Beijo bem apertado!

Renata Megale disse...

primoca, eu to com saudade e faz favor de ir postando as coisas por aqui, tá? vejo vc sentadinha com um sorrisinho na cara.
muita saudade. vou te mandar email com fofocas.
beijos, moi.
obs: nao esquece de mandar meu beijo pra velhinha!

Uma Ju disse...

ai ai ai, quero ser teletransportada praí, mazi, mon amour...
;o)
amo.

Lu Seleme disse...

aiai...quando eu falo que seu blog é um respiro. amo e to com uma saudades, com tanta coisa boa acumulada para dividir!!!!
beijocas

Marina Morena Costa disse...

huuummm... que gostoso, querida!
merci!