quinta-feira, 1 de abril de 2010

Freud, Caetano e os meninos do Santos

Querida Natalinda,
Aqui na terra falta um pouco de samba, bossa e rock ´roll. Acho que as pessoas, de um modo geral, estão muito desinteressantes. Ou melhor, desinteressadas. Ninguém lê, paira um ar de superficialidade nos discursos e, juro, até nas piadas. Falta humor inteligente, sacadinhas de quem, hum, sabe. Sabe? E digo pra você, minha amiga, isso não é um olhar meu não. Vc sabe, sou sensível, panda, sempre pronta para perceber o melhor de cada um. Acho mesmo é que as pessoas estão ficando cada vez mais burras. Educadas à base de BBB e sitcoms americanos. Epa, não é que eu não assita hein. Tbm adoro passar a tarde contaminada pela preguiça, vendo essas besteirolas. Mas só isso não dá, né. Não sei, mas falta um quê. Um suspiro de diferença. Tá tudo muito padronizado, muito "facebook". Nego coloca lá: "vou almoçar" e tem 800000 mil comentários. Gente, falta do que fazer. Essas frases soltas, jogadas numa tela. Vouyerismo puro. E não tem escape, a gente acaba ficando refém. Eu tbm. Vira e mexe coloco alguma coisinha lá. Loucura esse mundo. Aí vc sai com as pessoas e sabe do que elas falam ? Do facebook, quem fez, quem deixou de fazer e quem colocou o que lá. É maluquice pura. Me dá uma aflição. Ninguém vai ao teatro, troca uma impressão sobre um filme que não que seja: "passei mal assistindo avatar 3d", ninguém tem uma música nova pra te apresentar. Mesmice, padrão. Até a comida tem o mesmo gosto em todo lugar. Estou começando a achar que São Paulo está ficando que nem os Eua. Pessoas bem-educadas, burrinhas e medíocres. Ui, to pesada hoje, né.
Fora o papo do futebol. Ah gente, sabe. Tem limite pra tudo. Homem que é homem, sabe falar de outras coisas que não só futebol. E veja só, eu sou uma mulher que gosta do esporte con la pelota. Outro dia mesmo tava aqui fascinada com esse time do Santos. Cheio de meninotes que se divertem jogando, vc precisa ver, Nata. Me remete àquelas frases do meu pai: " no tempo do Pelé se jogava com arte". Hahaha uma gracinhas, os meninos. Cada gol que eles fazem é um rebola pra ca e rebola pra lá, super divertido. Mas então, aí tem esses que só ficam articulados na hora de falar de futebol. Madre mia! Sai do Uol, mané! Vai ler algum livro, Chuchu, que vai fazer um bem danado pra essa sua cabecinha cheia de cerveja.
Ah mas isso não se restringe aos homens não, viu Nata. As mulheres tbm estão desinteressantes. Muito encimesmadas, até um pouco egoístas, paranóicas. Perdendo o charme, a leveza. Ficando... fúteis. Essa coisa de itgirl, de fazer pose como se tivesse em Manhattan... hello, Brasil.
Tudo isso pra te dizer que fui ver o Wisnik falando sobre Freud no Sesc Pinheiros. Com a participação saborosésima de Caetano Veloso cantando uma música linda que eu não conhecia que chama "Mãe". Ele meio tímido, falou que estava até "um pouco grilado" de cantar aquela música. Foi lindo. Tinha verdade, sentimento, entrega. Coisa de gente que sabe fazer. O wisnik mais ainda, nem preciso te dizer que os meus olhinhos brilharam quando ele conseguiu achar os conceitos do Freud no Machado de Assis e pasme, em Gregório de Mattos.
Aí, Nata, a gente vê. Como tem gente interessante, inteligente com coisas para dizer, acrescentar e trocar. Que não vive de literatura barata de baixo augusta ou de jornalismo esportivo. É gente que fala de alma, sabe?
Saí de lá, saltintante e preenchida. Quero ler a obra completa de Freud. De repente até me arrisco a responder a célebre do velhinho austríco. O que querem as mulheres?
Depois de tudo isso, te peço pra me contar um pouco aí desse seu mundo que, com toda certeza, tem pessoas e coisas muito mais interessantes e please, me sopra suas ternurinhas, to chegando e vc, sabe. Quero estar atualizada dos assuntos.
Beijocas
Mazi

6 comentários:

Renata Megale disse...

esse mundo atual ta bem louco mesmo. mas acho que faz parte, vai criando um vazio, uma falta do que fazer que as pessoas até lembram daqueles livros na estante e procuram uma resposta mais alegre para as düvidas momentāneas.
afinal, o que querem as mulheres? ahhh freud... queremos muito mais do que o seu divā poderia imaginar!!!
bjs e continue

Uma Ju disse...

ô, mazi, mon amour!
concordo. e deponho a favor.
as pessoas aderiram ao modus operandi pós-pós-ultra moderno e se esqueceram do modus vivendi, essencial à manutenção da (boa) espécie. e daí que acontece isso tudo que você falou. os assuntos são enfadonhos porque tá todo mundo reproduzindo o twitter e o facebook. falta gente que fale de alma, que acrescente e que valha à pena (ouvir, conversar, encontrar...).
ainda bem que, em meio à babilônia em chamas, existem pessoas como você, que vêem e sentem. e que tornam aprazíveis as conversas - as virtuais e as de boteco.
então resta-nos selecionar os eventos e as people,
fuçar as estantes solitariamente, subir no telhado e observar as estrelas.
;o)
se não nos virmos pré-paris, faça o favor de selecionar algumas histórias para me contar numa mesa de bar.
peace!

Diana Motta disse...

to com você, ma!

Unknown disse...

assino embaixo. semana passada, me deu uma semi-depressão quando o Brasil parou para assistir a mais uma final do BBB. como vc disse, o problema não é assitir: o problema é tornar este o único assunto possível.

como diria uma mulher inteligente: "pessoas medíocres falam de pessoas; pessoas medianas falam de coisas; e pessoas sábias falam de ideias"

beijo flor!

Felipe disse...

nao acho q as pessoas estao ficando mais burras. acho q cada um esta se aprofundando naquilo q mais se interessa, e com a imensa quantidade de assuntos e informações, é cada vez mais facil encontrar alguem falando sobre algo q vc nao gosta ou nao concorda. Agora q o mundo ta ficando mais padronizado, abesteirado (bela palavra!) e vouyerista, concordo totalmente. Por isso sugiro: tire uns dias pra vc, num lugar longe de facebooks, uols e twitters, onde vc pode sempre estar ao lado de um bom livro e ainda pode ver alguns meninos jogando bola, mesmo q nao sejam os da vila. Com sorte, até ouça algum cantor que coloque sua alma na música... Já ouviu falar na Ilha Grande? ;)

Fefolina disse...

Me conta mais do Wisnik?